A declaração

O que é?

A “Declaração para a Melhoria da Atenção ao Câncer no Brasil” é um documento fundamentado na Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer que traz as principais demandas do segmento, que devem ser olhadas e trabalhadas pelo governo e sociedade civil organizada.

Foi criada em 2014, durante as discussões dos painéis do "1º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer” e colocada em consulta pública por um mês para que toda a sociedade pudesse colaborar - centenas de entidades enviaram sugestões, que foram avaliadas e incorporadas ao documento.

Declaração 2019

Com o apoio dos grupos de trabalho do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, das entidades parceiras e também com a realização de consulta pública por um mês, para que toda a sociedade pudesse trazer novas informações, o documento recebeu importantes atualizações para lançarmos a edição de 2019.

Dividida em oito capítulos – Princípios Gerais e Gestão em Saúde; Promoção da Saúde; Prevenção; Vigilância, Monitoramento e Avaliação; Cuidado Integral; Ciência e Tecnologia; Educação Permanente; e Comunicação em Saúde – a Declaração agora conta com uma análise mais ampliada do cenário oncológico, com um maior número de dados, propostas e interconexões com documentos nacionais e internacionais.

Como funciona?

O Movimento Todos Juntos Contra o Câncer monitora a situação da Oncologia no Brasil, as ações do governo e os avanços da Declaração.


A partir de agosto, a Declaração 2019 será entregue às autoridades públicas, como Ministério da Saúde, Frente Parlamentar Mista em Prol da Luta Contra o Câncer, Conselho Nacional de Saúde, Anvisa, ANS, entre outros.

Baixar a declaração
Edição Agosto/2019