A palavra câncer assusta só de ser mencionada. Para quem tem a doença é ainda pior. Muita gente não sabe lidar com pessoas que têm o câncer. E como ajudar?


Por G1, São Paulo

video bem estar

A palavra câncer assusta só de ser mencionada. Para quem tem a doença é ainda pior. Muita gente não sabe lidar com pessoas que têm o câncer. E como ajudar? A psicóloga especializada em oncologia, Luciana Holtz, diz que é preciso cuidado e empatia.

Sempre pergunte como pode ajudar e não fuja do assunto se a pessoa quiser falar da doença. Evite frases como: ‘nem parece que você tem câncer’; ‘passa rápido, você nem vai perceber’; ‘se você tiver fé, você se cura’.

Outras coisas rondam a palavra câncer, tanto em relação à cura quanto em relação ao que provoca a doença. O oncologista Fernando Maluf lembra que há muitos boatos na internet, como textos apontando que limão com bicarbonato, limão com graviola podem combater o câncer. Não há comprovações científicas sobre isso.

De maneira geral, evitar a obesidade, não fumar, fazer exercícios e evitar o abuso do sol, carne vermelha e álcool são meios de se proteger contra o câncer.

Tenho câncer. E agora?

É possível viver com o câncer. Pessoas com câncer metastático, ou seja, que se espalhou para outros lugares do corpo, podem viver com qualidade de vida se tratadas adequadamente. Ninguém pode prever o seu tempo de vida. Trate o câncer como uma parte ou uma fase da sua vida. Sendo assim, ele não deve definir a sua vida. Saia de casa, não se isole. O isolamento só é necessário em alguns tratamentos para cânceres específicos.


Fonte: G1
Bookmark and Share
Faça parte do movimento TJCC
© 2016 Movimento Todos Juntos Contra o Câncer | Todos os direitos reservados | Desenvolvido pela equipe ABRALE