banner tjcc noticia
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou, em novembro deste ano, a importante notícia sobre a ampliação do rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, incluindo 18 novos procedimentos, entre exames, medicamentos e cirurgias que atendem diferentes especialidades. Isso significa maior facilidade de acesso a tratamentos e procedimentos modernos que podem beneficiar milhões de pacientes da saúde suplementar.

Cada atualização do rol da ANS representa uma grande vitória de pacientes e da classe médica, na luta por novas inclusões para trazer a possibilidade de tratamentos mais inteligentes, eficazes e que garantam o controle dos sintomas e da melhoria da qualidade de vida das pessoas que sofrem com doenças graves, como o câncer. Os pacientes do câncer de pulmão adenocarcinoma com mutação do EGFR, por exemplo, poderão contar a partir deste ano com a terapia-alvo afatinibe na cobertura mínima de seus planos de saúde.

O afatinibe é um inibidor de tirosina quinase de segunda geração, indicado como primeira linha de tratamento para pacientes adultos com a doença mencionada. Pacientes com mutações do EGFR tratados com a droga apresentam o dobro da probabilidade de estarem vivos e sem progressão da doença em dois anos, em comparação ao padrão ouro de quimioterapia.

A nova lista de cobertura mínima obrigatória dos planos de saúde entrará em vigor a partir de 2 de janeiro de 2018, de acordo com a Resolução Normativa nº 428, publicada em 7 de novembro de 2017 no Diário Oficial da União.

“A atualização do rol da ANS, com todas as suas inserções, é extremamente positiva para todos. É fundamental possibilitar o acesso aos melhores tratamentos disponíveis para cada tipo de paciente. A terapia alvo afatinibe é um bom exemplo disso, possibilitando muito mais chances de controlar a doença e melhorar os sintomas dos pacientes com câncer de pulmão com mutação do EGFR”, ressalta o oncologista e diretor do Instituto do Câncer Mãe de Deus, Dr. Carlos Barrios.

Fonte: Boehringer Ingelheim do Brasil.
Bookmark and Share
Faça parte do movimento TJCC
© 2016 Movimento Todos Juntos Contra o Câncer | Todos os direitos reservados | Desenvolvido pela equipe ABRALE